Depois de Star Wars e suas viagens interestelares, o sonho do teletransporte se tornou ainda mais vivo para muita gente. Acontece, no entanto, que a Ciência passou muito tempo negando a existência de qualquer possibilidade nesse sentido e quase nos fez acreditar que tudo isso não poderia ser mais que uma fantasia criada por Hollywood.
Mas, as coisas prometem mudar… e muito! Cientistas da Universidade de Tecnologia Delf, recentemente, conseguiram teletransportar um átomo por 3 (incríveis) metros com 100% de precisão.
Apesar disso já ser uma ótima notícia, as boas novas não param por aí. Os responsáveis pelo estudo acreditam que, no futuro, é possível que o teletransporte possa funcionar também com objetos maiores e, quem sabe, com os seres humanos.
Os cientistas explicaram que a façanha consistiu em transportar um “estado” de uma partícula. Assim, considerando que o corpo humano nada mais é do que uma coleção de átomos amarrados juntos em uma forma particular, então em princípio deve ser possível teletransportar pessoas de um lugar para outro.
Conforme descreve a publicação da Revista Science, para essa experiência os cientistas usaram três partículas entrelaçadas: um átomo de nitrogênio trancado em um cristal de diamante e dois elétrons. Agora só nos resta esperar o desenrolar dos estudos e aguardar uma cobaia (ou um doido) para ver se nossa espécie também está ápita a desaparecer e aparecer em outro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário